segunda-feira, 15 de novembro de 2010

RETRATO DA CULTURA NA 56° FEIRA DO LIVRO EM PORTO ALEGRE/RS

A escritora Telma Scherer é detida por manifestação e incentivo a leitura,
neste video que lembra momentos horriveis da nossa história: clic aqui para ver.

Será que voltamos aos tempos da ditadura militar?
Como é que ninguém gritou:
A ditatura já acabou há muito tempo!
Abaixo a Yeda Crucis!
Tarso Genro vem ai!

Algo semelhante ocorrreu no Rio em julho de 2010, no Largo da Carioca, onde apareceu a Guarda Municipal querendo levar um artista de rua preso.

Veja é 'Proibido Parar': clic aqui.

Se estivesse vendendo uma mercadoria, seria concorrencia 'desleal', contrabando, sonegação, etc...
Mas, o que vende o artista de rua?
Apenas sua força de trabalho. Com sua performance quer apenas manter-se de pé, reproduzir-se e reproduzir sua atuação, seu teatro, seu trabalho.
A prefeitura vai agora querer expropriar também a força de trabalho de quem, a única coisa que tem para oferecer é o seu proprio corpo?
Se fosse o caso, deveria chamar os fiscais do ministerio do trabalho, para verificar o empregador, recolhimento de INSS, etc ... para com isto se certificar que vão, eles, fiscais, governo, Estado, se apropriar do excedente do trabalho produzido, não importa se existe suficiente 'remuneração' para o artista de rua sobreviver!
A Telma está neste momento vivendo uma situação que a coloca no limitrofe da população dos 'Sem Teto' e sem trabalho. A performance por ela feita consiste entre outras coisas expor suas dividas pessoais.
Não há dúvida que é chocante para a Guarda Municipal ver a indisciplina de um artista de rua. Deve-se ter um patrão a quem obedecer, estar preso e situado dentro de uma corrente hierárquica e de dominação. Só resta a GM transformar a 'ilegalidade' aparente em deliquência permanente levando o artista para o sistema policia-prisão.
Com certeza Yeda Cruzes+ ama Eduardo Paes e vice-versa no 'choque de ordem' e muita descarga eletrica nos que estão abaixo, morando não se sabe aonde, desde que não perturbem os que moram no andar de cima ...
Debaixo do 'choque de ordem' o que ocorre é a expropriação do espaço público, nas áreas mais nobres da cidade, seja no centro da cidade, nos lugares e nas praias turisticas.
Isto ocorre ao apagar das luzes do governo tucano de Yeda Cruzes+, enquanto que criminosos perigosos passam ao largo, nos lembrando a Ditadura Militar, que achava que podia levar qualquer pessoa presa a qualquer hora e de qualquer lugar.

Rio, 15/11/2010
Pedro Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário